terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

FOREVER ALONE: À Beira do Abismo (The Big Sleep)




(Por Jabs Barros)



O filme é ótimo pra quem busca diversão e um bom momento de lazer. Cheio de mistérios onde os cadeados vão se abrindo ao longo da trama, mas sem pressa. O suficiente pra te deixar aguçado e tentar descobrir todo o suspense antes que tudo seja revelado. A linguagem é leve e interessante a todas as tribos. Os atores são bons, apesar que o filme não exige muita coisa deles, cenas bem habituais.



O ponto alto do filme, na minha opinião, é a crítica (batida), mas feita de forma irreverente aos meios de comunicação, mais precisamente à imprensa. Bem como ao comodismo humano e a banalização da vida humana que já foi mostrada em diversos filmes como "O Show de Truman", "Ao Vivo", e muitos outros.



As pessoas vibram quando percebem que haverá uma morte. Largam seus afazeres para descobrir o próximo capítulo daquela novela real que pode ter um final feliz e sem graça, ou um final triste e com muita emoção.



Uma das personagens do filme é uma jornalista que em uma de suas poucas falas diz mais ou menos assim, a respeito do personagem principal que deseja cometer suicídio: "Será que ele é vítima de alguma ex ou da bolsa de valores?" (Mais ou menos isso, não lembro bem). Um homem está prestes a pular de um prédio e ela ainda tem tempo pra fazer piadas. Sem falar na preocupação com a sua imagem em rede nacional, no tocante à sua maquiagem.





Outra cena bastante engraçada é quando o helicóptero da emissora de TV chega perto do suicida, quase derrubando o mesmo. A polícia, todas as autoridades não podiam chegar perto, pois estava acontecendo uma negociação para a desistência do suicídio. Mesmo assim, a imprensa quase derruba o suicida pra fazer um furo de reportagem.



Isso mostra que o nível de intromissão nos problemas mundiais não tem limite partindo da imprensa. Ela muitas vezes pode atrapalhar o andamento do fluxo normal das coisas. Criada para informar, bem como entreter, hoje, o entretenimento que a imprensa traz é com as desgraças. Quanto mais desgraças, mais as pessoas vibram e dão audiência.



Quem desejar descobrir tudo sobre o filme, não se arrependerá. Pode assistir. Não é a melhor coisa do mundo, mas você não terá sentimento de que seu tempo foi perdido.



Bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário