(Por Vivian Melo)
"Olho por olho, dente por dente" - Código de Hamurábi.
Um grupo de "rebeldes" começam a se vingar das megaempresas que violam leis, ocasionando perigo à população e/ou ao próprio planeta. Uma indústria farmacêutica fornece um antibiótico que causas sérios efeitos colaterais não relatados na bula. Como consequência, pessoas que tomam o remédio ficam com sequelas cerebrais entre outras coisas. Este grupo entra disfarçado numa festa privada com todos os funcionários de alto escalão, coloca o remédio em todas taças de champanhe e todos tomam. Eles filmam tudo e postam na internet, fazendo um desafio: se realmente o remédio não causam essas sequelas, ninguém da festa ficará doente. Porém, uma pessoa fica. A empresa é multada e o remédio é tirado de circulação.
Observando o poder que o grupo tem, os empresários contratam uma empresa de espionagem para descobrir tudo sobre o grupo e pará-los. Sarah Moss (Brit Marling) é designada para este serviço. Ela consegue ser aceita e se torna um componente do grupo. Ela realizará sua missão ou se renderá as causas do grupo?
A ideia do filme não é inovadora, abordar grupos/sociedades secretas com sede de justiça. O que o diferencia é a atitude do grupo em agir de forma inteligente, chamando a atenção de todos e dando uma solução imediata para o problema, fazendo os culpados assumirem os seus erros e mostrando que eles sabiam o que estava acontecendo, mas só visavam o lucro.
O desalento está no jeito que o grupo é abordado, como se fosse uma seita de um bando de loucos, sem fundamentos ou objetivos, constituídos por pessoas que não tinham nada de melhor para fazer e resolveram criar o grupo. Mas os participantes são muito conscientes e se importam com o que acontece no mundo.
No filme tem críticas a sociedade; a maneira que nos comportamos (passivamente) aos absurdos; a falta de respeito à natureza, aos humanos mais necessitados, à vida. O filme é bom, ele nos faz refletir sobre tudo que foi citado anteriormente. A história foi bem relatada e fácil de compreender, sem vazios. O elenco do filme é plausível, tem Ellen Page, Brit Marling, Alexander Skarsgard, Patricia Clarkson, etc. Todos conseguiram interpretar o que o seu personagem exigiu.
Enjoy!
Nenhum comentário:
Postar um comentário